Puma Punku - Um Olhar Inicial


Publicação por Flag, dia 22/04/2019 às 10:23h.

Puma Punku é uma espécie de sítio arqueológico, situado num ponto altíssimo da Bolívia, onde o ar é rarefeito e as pedras parecem quase dizer em voz alta: "Algo extraordinário aconteceu aqui. Você está vendo?"

Tudo em Puma Punku é intrigante e excepcional. A terra é avermelhada, contrastando com o tom cinza das pedras que se espalham por um raio de aproximadamente 500m x 800m na sua parte principal.
Um dos fatores que mais chama a atenção nas ruínas do local é o formato das pedras e o tamanho de alguns blocos. Estas pedras de formatos precisos são tão incríveis que até os dias de hoje absolutamente ninguém sabe precisar qual o tipo de tecnologia utilizada para fazer os cortes que elas apresentam. Dentre as várias formas, as que mais ficaram conhecidas no mundo são os chamados popularmente como "Blocos H", justamente por seu formato preciso da letra H. Mas existem outros tipos de pedra com aparências extremamente curiosas. Há um bloco que lembra uma espécie de labirinto, ou caminho. Um outro, de corte absurdamente preciso e linear, lembra muito um instrumento de projetos de engenharia. Alguns são apenas curiosos e aparentemente sem nexo, porém tudo ali tinha um propósito que a sociedade atual ainda não decifrou.
Muito se fala no que realmente foi Puma Punku. Uns acreditam ter sido um local de adoração. Outras vertentes creem que era uma espécie de palácio ou templo para reuniões da alta sociedade da civilização da época. E alguns acreditam que Puma Punku foi construída por uma civização de outro local do Universo.
Independente do que você acredite e qual seja a sua ideia sobre Puma Punku, uma parte disso tudo é unânime: Nossa civilização 'moderna' ainda não conseguiu decifrar sequer como os blocos foram construídos, muito menos para que serviam ou quem os confeccionou.

Este é um texto preliminar e faz parte da seção "Introdução ao TOR". Saiba mais aqui.
Aguarde a matéria completa aqui mesmo nesta seção.



Comente esta matéria

[Voltar]